Pedaço de Mim

In Notícias

A primeira raquete de Tênis, que minha memória agarrou logo ao ser avistada, foi uma Wilson de madeira com capa grená em couro. Na capa podia-se ler em letras grandes e brancas: Wimbledon. Era uma raquete esquecida brigando com algumas tralhas no quartinho da bagunça, localizado nos fundos da minha antiga casa. Aliás, antiga não, pois foi e ainda é a casa dos meus pais. Era uma raquete robusta para as minhas mãos de apenas oito primaveras e oito outonos incompletos. Fui saltitando agarrada à alegria pela descoberta, em direção à sala de estar, onde pela hora eu encontraria algum outro habitante terráqueo. Eu ia carregando a inquietude embrulhada naquela raquete. Ao avistar meu pai saquei logo o célebre “olha o que eu achei”, e recebi na devolução o angustiante – ao menos para uma criança – “deixa eu ver”, que não é ver apenas com os olhos, é lamber com a testa, segurando com as mãos maiores que as minhas, analisando a minha agora preciosa do cabo à cabeça, em uníssono silêncio e, ora e outra, sussurrando o monólogo ruminante: “hummmm”. Eu sabia que aquela sessão de espera só se encerraria diante de uma pergunta desafiadora. Eu sabia que se eu fizesse a pergunta errada meu pai não falaria mais que o óbvio “é uma raquete de madeira”. Não me recordo com impecável precisão quais e quantas outras perguntas perpassaram na minha cabeça. Todavia, a ilustre questão escolhida, como uma bailarina do Quebra-Nozes, permanece intacta: “pai, tem algum tenista do Brasil campeão com uma raquete como esta?”. O sorriso sutil em direção ao canto esquerdo do lábio dele, abriu meu Sagrado Coração, como o de Jesus para a Santa Margarida Maria.

 

O nome de Maria Esther Bueno surgiu sem que meu pai titubeasse, ficando sacramentado nas minhas lembranças. Ele narrava tudo o que sabia a respeito dela no Tênis e suas conquistas. Para a minha sorte, papai era ávido por jornais e rádio, além de fã e praticante de vários  esportes. Então, o pouco que se podia saber a respeito de Maria Esther foi o suficiente para despertar o meu lado investigativo e esfomeado por conhecimento. Naquela época, final dos anos 80, se iniciava as transmissões de Tênis pela TV, ainda tímidas, tudo o que se podia  saber a mais era espinhoso. As únicas fontes de informações para uma criança daquela idade e tempo, além dos avós e pais, eram as bibliotecas públicas e do colégio, a revista Superinteressante e a Barsa – uma enciclopédia que vinha em volumes de capa dura, e que eu e meus irmãos pedimos como presente de Natal. Fontes, obviamente, insuficientes. Tardou alguns meses para que eu conseguisse fotos e um vídeo curto em fita VHS com a imagem da Maria. Foram necessárias visitas à canais locais de TV e à Universidade. Não pense o leitor que os obstáculos advinham por se tratar de Tênis, um esporte fora do hall do mais praticado e assistido pelos brasileiros. Naquela década, até para se saber mais sobre os Beatles, fora do disco de vinil, eu precisei realizar uma incursão à escola de Música da UFMG. Help!

 

As imagens de Maria Esther, em fotos e vídeo, me fascinaram. Não há adjetivos à altura que  elucidem a importância e o significado de suas conquistas. Em um tempo onde todo aquele esforço não rendia premiações em dinheiro, seus títulos são, ao meu olhar, uma prova irrefutável de amor e dedicação ao Esporte. É o genuíno e pleno Espírito Esportivo, ou Olímpico, a cada dia mais raro nos esportes. Numa época em que os tenistas não contavam  com toalhinhas a tiracolo para enxugar o rosto a cada ponto disputado, não havia água para ingerir, banana para engolir ou guarda-sol para protegê-los das incidências e insistências solares, enquanto pensam e retomam o fôlego sentados nas cadeiras. A propósito, não existiam cadeiras para os tenistas se sentarem, eles aguardavam em pé o tempo necessário  para a entrada e as viradas em quadra.

 

Talvez, o desprendimento ao materialismo reforce o olhar e os gestos românticos de Maria – a  Esther, ou Estrela como a origem do nome sugere – em quadra. A beleza e a naturalidade com que seu corpo e mente se impunham em quadra, atraindo a atenção e provocando desejos  inalcançáveis, revelam um Tênis docemente agressivo, técnico, talentoso e inteligente. Um Tênis-Acalanto – ao nosso amor espiritual (que advém da vontade racional) e ao nosso amor  sensível (movido à paixão pelo apetite sensitivo). Philippe Chatrier, outro tenista que compõe o Tennis Hall of Fame (Maria foi selecionada a compor o grupo seleto em 1978), quando editor da  Tennis de France (revista especializada e uma das mais conceituadas na época em que Maria Esther Bueno conquistou seus títulos) escreveu assim sobre nossa querida e eternizada tenista, em 1959: “Maria Esther joga um Tênis perfeito. Seu estilo é tão puro que acharíamos  normal se ela ficasse horas na quadra sem cometer sequer um erro”.

 

Ontem, 9 de junho – Dia do Tenista, a quadra principal de Roland Garros concebeu uma nobre  homenagem e menção à Maria Esther Bueno na Cerimônia de Abertura da final feminina. O público de Paris, em pé, prestou sua aclamação entusiástica e calorosa por duradouros e  indeléveis minutos. Doía em Maria Esther não receber o mesmo reconhecimento por sua representatividade no Esporte aqui no Brasil. Era válida a sua dor. Às vezes, somos um país imediatista, sem memória e não protetor das boas tradições. Às vezes, somos um país onde os fatos ocorridos no passado soam antiquados e insignificantes. Somos um país carente,  miserável, de Patriotismo. Assiduamente somos um país que não busca narrar sua própria História, o outro quem narre. E, assim, Wimbledon segue contando com muita riqueza a história da nossa histórica Maria Esther Bueno. Quem puder dar uma passadinha logo ali, na biblioteca do Wimbledon Lawn Tennis Museum, em Londres, que se deleite com o que aqueles velhinhos imortais e sábios sabem fazer com a biografia do Tênis e de seus protagonistas. Não  estamos falando de um capítulo ou outro sobre ela em um livro ou matéria que o Brasil já se esforçou em fazer. Em Wimbledon, Maria Esther ocupa seu merecido lugar de destaque no clube mais tradicional e renomado do Tênis. Na parte externa ou interna o que não falta é fotografia ou escrito sobre ela. Só não é Santa porque seria um pecado digno de excomunhão e todos aqueles anciãos, assim como eu, sonham em estender toda aquela relva, petúnias e  memórias para o lado de lá. Para o desconhecido. Porque desconhecida Maria Esther jamais circulou naquele solo.

 

Ao contrário de nós mortais, imortais como Maria Esther Bueno – imortais no sentido de que  não dependerão de entes familiares para serem lembrados geração após geração – permanecerão intactos no Esporte, na História. Daqui a alguns séculos quando algum curioso  ou guardião quiser saber quem foi a maior tenista sul-americana do século XX, estampado na tela, seja de vidro ou holograma, estará o nome entrelaçado a uma saudade estranha: Maria Esther Bueno. Um Pedaço de Nós.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Assine nossa Newsletter!

Nós amamos contar sobre nossas novidades. Assine a newsletter!

You may also read!

sil ribas tennis kids

EP52 SIL RIBAS & FERNANDA RIBAS Tennis Kids

 Olá, tudo bem? Hoje o assunto é moçadinha em quadra, e para isso convidamos para um bate-papo Sil e Fernanda

Read More...
DANIEL ROSENBAUM

EP51 PROFESSOR DANIEL ROSENBAUM Capacitação Iniciantes

   Olá, tudo bem? O Professor Daniel L. Rosenbaum comenta do seu curso de Capacitação de Professores de Tênis para Iniciantes,

Read More...
RENATA FETTER

EP50 RENATA FETTER Winner Open

 Olá, tudo bem? Olá, tudo bem? Nossa convidada Renata Fetter é uma empreendedora que uniu forças com Rodrigo - o maridão

Read More...

Mobile Sliding Menu